quarta-feira, 29 de junho de 2011

Igreja da Pampulha - Belo Horizonte - MG-#1

A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte-MG, foi concebida pelo arquiteto Oscar Niemeyer.  O projeto, com suas linhas arrojadas, é considerado um marco da arquitetura moderna brasileira - se tendo tornado um importante símbolo da capital do Estado.
A construção, terminada em 1945, começou a ser restaurada nos primeiros meses de 2005 visando recuperar, principalmente, rachaduras e infiltrações na cobertura (telhado) - abóbadas parabólicas cobertas por milhares de pastilhas cerâmicas.
Decorando o exterior da Igreja há na fachada um Painel de Azulejos, em tons azuis, de autoria de Cândido Portinari (1903-1962), evocativo à São Francisco de Assis, o Santo protetor dos animais.
No interior - confessionário, batistério, coro, púlpito e nas bancadas laterais - existem outros Painéis de Azulejos criados por Portinari
Observamos que nas laterais da Igreja, fazendo parte do telhado, há Painéis de Pastilhas, abstratos, do artista Paulo Werneck (1907-1987), autor de inúmeros outros trabalhos semelhantes, principalmente na cidade do Rio de Janeiro-RJ. (Há foto no final).
Os jardins que circundam a Igreja foram projetados por Burle Marx (1909-1994).
Uma ocorrência inusitada aconteceu após o término da construção. As autoridades eclesiásticas não permitiram, durante muitos anos, a consagração da Igreja, porque chocadas pela forma nada ortodoxa da construção, bem como contrariadas pelos desenhos, com temas religiosos, do pintor modernista Portinari.
Na orla da Lagoa da Pampulha encontram-se inúmeras outras construções representativas da moderna arquitetura brasileira: o Iate Tênis Club; a Casa de Baile;  o Museu de Arte da Pampulha, também conhecido como Palácio de Cristal, concebido para ser um cassino; todas essas edificações encomendadas pelo prefeito da cidade à época - Juscelino Kubitschek - possuem Painéis de Azulejos, figurativos ou não, decorando seus ambientes.
Texto: (www.ceramicanorio.com)


O Painel de Azulejos da igreja é obra de Cândido Portinari

2 comentários:

  1. Belas Fotos Ronaldo.
    Essa Igreja é uma das marcas registradas de BH, talvez a que mais caracteriza a cidade. Pequena mas possui uma série de trabalhos significativos para a arquitetura e artes plásticas brasileiras.
    Essas fotos me lembram uma série que um amigo fez no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, utilizando filme "infra red".

    ResponderExcluir
  2. Amigo,

    Belíssimas fotos, me diga como fez esse efeito nos brancos para ficarem tão intensos ?

    Nilson Soares

    ResponderExcluir

LinkWithin